HISTÓRIA ECOLÓGICA
Autor: Gil Portugal
Numa ilha das Antilhas grassou uma epidemia de malária e os especialistas identificaram, com facilidade a causa, era um mosquito, tipo do nosso pernilongo.
Fizeram, então, seus planos para a cura dos doentes, mas resolveram, também, atacar de frente a causa, pela eliminação total da praga causadora. A solução não deixou por menos na ação: dedetizar, por avião, toda a ilha.
Passaram rapidamente à decisão tomada e aviões, em todas as direções, pulverizaram todos os recantos da dita ilha. Não sobrou um mosquito para contar a estória.
Passado algum tempo, os nativos começaram a notar dois fatos: os lagartos que existiam na ilha, em número razoável, apresentavam um aspecto de sonolência, como se estivessem bêbados e não reagiam com rapidez à aproximação do homem, como era praxe, e ainda que, o número deles começava a rarear.
Novamente, devido àquele fato estranho, reuniram-se os especialistas e chegaram à conclusão, após observarem em paralelo, também um número exagerado de "óbitos" na população de gatos. Os gatos comem normalmente os lagartos e como esses lagartos estavam sem sua reação de autodefesa, os gatos os pegavam com facilidade, e se os gatos estavam morrendo, era porque os lagartos estavam envenenados, e se estavam envenenados era porque o seu alimento natural (os mosquitos) estavam envenenados com o DDT.
Enquanto os luminares da terra conjecturavam da importância desses fatos, começaram a notar que seus celeiros de grãos e suas casas estavam sofrendo ataques ferozes de ratos. A população de ratos na ilha crescia assustadoramente, porque faltava, agora, na ilha, seu predador natural, o gato.
Novamente, as cabeças pensantes se reuniram e decidiram que a solução seria colocar em toda a ilha iscas para os ratos. Aí, alguém de bom senso se levantou e pediu a palavra: Alto lá! Se fizermos isso não saberemos as conseqüências, poderemos estar envolvendo outros animais, inclusive porcos, galinhas etc. e com isso, nós mesmos sofreremos na pele. Todos concordaram e a idéia morreu. Que fazer então? Brilhante conclusão: vamos importar gatos! E como importaram! Navios vinham apinhados de bichanos e a ilha, finalmente, readquiriu sua população "gatal". Não demorou muito, a população de ratos começou a não incomodar.
Passado um ano, começou-se a notar um outro fenômeno diferente: as choupanas dos habitantes, feitas de madeira e palha, começavam a desabar. Fácil ver, era cupim que não acabava mais. Por que tanto cupim? Indagavam-se os habitantes da ilha. Alguém, brilhantemente, concluiu: falta o seu predador natural, o lagarto.
Conclusão: começaram a importar lagartos em larga escala.
Moral da estória: o ciclo natural pode ser quebrado pelo homem, mas a Natureza dá o troco.
CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
Texto da Equipe de Educação Ambiental - FAEMA
A consciência ambiental é indispensável para a sobrevivência nos dias atuais. A qualidade de vida de nossa sociedade está diretamente ligada às condições ambientais de nosso habitat. Para que possamos garantir esta qualidade de vida em todos os seus aspectos, selecionamos 10 dicas para que cada cidadão possa engajar-se na luta para salvarmos nosso planeta:
1 – A população da Terra está aumentando mais do que a natureza pode sustentar. Para que um colapso demográfico não aconteça, o planejamento familiar é indispensável;
2 – Colabore em casa, na vizinhança, na escola. Participe de campanhas na comunidade e difunda suas idéias;
3 – Filie-se a uma ONG local e ajude na luta em defesa ao meio ambiente, participe das reuniões do Conselho de Meio Ambiente de seu Município, de audiências públicas e eventos sobre a área ambiental;
4 – Acompanhe sempre as notícias sobre meio ambiente, mantenha-se atualizado;
5 – Escreva para jornais, revistas, rádio e internet sobre temas ambientais. Ajude a preparar as novas gerações a respeito dos princípios ecológicos, só assim teremos a garantia de um mundo mais equilibrado;
6 – Jogue lixo no lixo, não jogue em rios, ruas ou em qualquer outro lugar;
7 – Seja coerente, utilize apenas produtos que não agridem o meio ambiente;
8 – Evite produtos transgênicos ou outros que não respeitam o meio ambiente;
9 – Acompanhe o trabalho de políticos. Cobre as propostas de seu candidato e denuncie quando ele não as cumprir;
10 – Reveja seu estilo de vida. Pense em um padrão condizente com um mundo sustentável.
Agora veja o vídeo sobre Desenvolvimento Sustentável:
Trabalho de Ciências
Após ler os textos "História Ecológica" e "Consciência Ambiental" e ver o vídeo "Desenvolvimento Sustentável", responda as questões a seguir:
1. O que é consciência ambiental?
2. Que notícias atuais sobre meio ambiente você ouviu falar? Fale sobre uma delas?
3. Onde você coloca o lixo na escola, em casa, na rua? Você acha certo colocá-lo em qualquer lugar? Por quê?
4. Que atitudes você e seus colegas podem fazer para melhorar a escola e a cidade em que vivemos?
5. Qual a relação entre a história , o texto e o vídeo?
6. Comente no blog o que achou do trabalho.
OBS: Entregar as respostas das questões dia 06/05/2013. Pontualidade na entrega é importante! Colocar seus dados de identificação numa capa. Cuidar o capricho na apresentação do trabalho (folha dobrada, suja, rasurada, cortada, com os fiapos do caderno perderão pontos na nota final).
OBS: Entregar as respostas das questões dia 06/05/2013. Pontualidade na entrega é importante! Colocar seus dados de identificação numa capa. Cuidar o capricho na apresentação do trabalho (folha dobrada, suja, rasurada, cortada, com os fiapos do caderno perderão pontos na nota final).
Nenhum comentário:
Postar um comentário