Queridos Alunos ...
Vamos aprender Ciências?
é um blog que serve de auxílio para as aulas de Ciências da Escola Heloisa Louzada.
É uma tentativa de deixar as nossas aulas mais interessantes e interativas e permite a vocês (alunos dessa escola) ter uma fonte de consulta para aprofundar seus conhecimentos em ciências e aprender que a ciência pode ser divertida e interessante ...
Bom ano de estudo a todos!
Profª Carla Inácio de Oliveira

quinta-feira, 25 de abril de 2013

7ª SÉRIE - TRABALHO: Importância dos Alimentos e Alimentação Saudável

     Os alimentos fornecem substâncias diversas que constituem a “matéria-prima” para a construção das células. As células produzidas permitem o crescimento, o desenvolvimento e a manutenção do organismo pela reposição das células que morrem.
     Os alimentos atuam também como “combustíveis” em nosso organismo: algumas moléculas presentes nos alimentos são “queimadas” durante a respiração celular e fornecem energia necessária para a atividade dos órgãos.
     Os alimentos que ingerimos geralmente são formados por uma mistura de substâncias. Entre elas, destacam-se a água, os sais minerais, as proteínas os carboidratos, os lipídios e as vitaminas. Todas essas substâncias são necessárias para a manutenção da vida.
     Uma alimentação saudável deve fornecer ao organismo, em quantidades necessárias, carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas, sais minerais e água. Além dessa recomendação geral, é necessário ter cuidado com a dieta.
     Para uma dieta saudável recomenda-se:
  •      Consumir vegetais, frutas, verduras e legumes da estação (temporada), porque são geralmente mais frescos, além de mais baratos;
  •    escolher alimentos variados para garantir uma dieta equilibrada em nutrientes, vitaminas, água e sais minerais;
  •      dar preferência a produtos naturais, ou seja, não industrializados;
  •     quando não for possível evitar o consumo de alimentos industrializados, ingerir em pequena quantidade e não repeti-los por dias seguidos.

     Cada divisão da pirâmide compõe o nível de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, fibras, minerais e água que estamos ingerindo através dos alimentos. Esses possuem grande importância para o funcionamento do organismo, pois é um tipo de combustível para o corpo que faz com que exerça seus deveres de forma correta. 
     Os carboidratos fornecem energia para o corpo, 
     As gorduras fornecem energia e auxilia no transporte de vitaminas, 
     As vitaminas exercem função auxiliar no bom funcionamento do organismo, 
     As fibras, em geral, normalizam o funcionamento do intestino, controlam a glicose e o colesterol do sangue e ainda dão a sensação de saciedade. 
     A água hidrata o organismo e auxilia no transporte dos nutrientes. 
     É importante lembrar que todos os itens que compõem a pirâmide são importantes para o organismo e devem participar da alimentação diária de cada indivíduo. É importante que nas refeições diárias contenha: 
  • Uma porção de 150 Kcal de massa, raízes ou tubérculos, 
  • Uma porção de 15 Kcal de verduras e legumes, 
  • Uma porção de 70 Kcal de frutas, 
  • Uma porção de 70 Kcal de leite ou derivados, 
  • Uma porção de 70 Kcal de leguminosas, 
  • Uma porção de 190 Kcal de carnes, 
  • Uma porção de 70 Kcal de óleos e gorduras, 
  • Uma porção de 110 Kcal de açúcares e doces. 

     A alimentação é vital para o bom funcionamento do organismo e para uma vida saudável. Além de a alimentação ser uma necessidade básica dos seres vivos, ela auxilia na prevenção de algumas doenças, embora o excesso de certos tipos alimentos possa afetar negativamente a saúde. Na época em que vivemos as pessoas precisam ter a consciência de que é necessário saber se alimentar bem para levar uma vida saudável. Muitas pessoas insistem na importância da alimentação porque é importantíssimo para a saúde, embora alguns pensem que é caretice esse assunto. O importante é saber o que comer e a quantidade necessária para a nossa sobrevivência; os seres humanos devem comer para viver e não viver para comer.   Na correria do dia a dia das pessoas, muitas vezes as refeições são feitas com pressa, na maioria das vezes as pessoas nem mastigam direito a comida, ou optam por alimentos que são mais práticos como as comidas congeladas, que muitas vezes não fazem bem a saúde. O ideal é começar a praticar a boa alimentação desde pequenos, assim as crianças se acostumam desde cedo com o sabor dos alimentos, mas alimentos saudáveis que proporcionem os nutrientes necessários para o organismo. A alimentação correta pode prevenir até epidemias de gripe.

   Consulte no link a seguir o gibi sobre a Importância da Nutrição: http://www.brasilzinho.com.br/revista_alimentacao02.html
  


Trabalho de Ciências  
     Após ler o texto, responda as questões a seguir:
1. Qual a importância dos alimentos para o corpo humano?
2. Quais os tipos de nutrientes que devem ser ingeridos?
3. Que tipo de dieta alimentar é feita em sua casa? Cite alguns alimentos que você e sua família consomem regularmente.
4. Quais alimentos da pirâmide alimentar você não consome?
5. Na sua opinião, não ingerir esses alimentos pode fazer mal à sua saúde?
6. Que quantidade de água você bebe diariamente? Essa quantidade é suficiente? Por quê?
7. Comente a frase: "Os seres humanos devem comer para viver e não viver para comer."
8. Explique, com suas palavras, o que conta a historinha: "A Importância da Nutrição". (página 11)
9. Explique, com suas palavras, o que conta a historinha: "O Papel dos Nutrientes". (página 15)
10. Comente no blog o que achou do trabalho.

OBS: Entregar as respostas das questões dia 09/05/2013. Pontualidade na entrega é importante! Colocar seus dados de identificação numa capa. Cuidar o capricho na apresentação do trabalho (folha dobrada, suja, rasurada, cortada, com os fiapos do caderno perderão pontos na nota final). 






7ª SÉRIE - Atividades sobre células

Realize as atividades acessando os links...

http://www.sobiologia.com.br/jogos/popupJogo.php?jogo=CelulaAnimal

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=3513



                        Assim você exercita o que aprendeu. Boa sorte!

http://biologywithallthelove.blogspot.com.br/

6º ANO - TRABALHO: História Ecológica e Consciência Ambiental

HISTÓRIA ECOLÓGICA 
Autor: Gil Portugal
     Numa ilha das Antilhas grassou uma epidemia de malária e os especialistas identificaram, com facilidade a causa, era um mosquito, tipo do nosso pernilongo. 
     Fizeram, então, seus planos para a cura dos doentes, mas resolveram, também, atacar de frente a causa, pela eliminação total da praga causadora. A solução não deixou por menos na ação: dedetizar, por avião, toda a ilha. 
    Passaram rapidamente à decisão tomada e aviões, em todas as direções, pulverizaram todos os recantos da dita ilha. Não sobrou um mosquito para contar a estória. 
      Passado algum tempo, os nativos começaram a notar dois fatos: os lagartos que existiam na ilha, em número razoável, apresentavam um aspecto de sonolência, como se estivessem bêbados e não reagiam com rapidez à aproximação do homem, como era praxe, e ainda que, o número deles começava a rarear. 
     Novamente, devido àquele fato estranho, reuniram-se os especialistas e chegaram à conclusão, após observarem em paralelo, também um número exagerado de "óbitos" na população de gatos. Os gatos comem normalmente os lagartos e como esses lagartos estavam sem sua reação de autodefesa, os gatos os pegavam com facilidade, e se os gatos estavam morrendo, era porque os lagartos estavam envenenados, e se estavam envenenados era porque o seu alimento natural (os mosquitos) estavam envenenados com o DDT. 
     Enquanto os luminares da terra conjecturavam da importância desses fatos, começaram a notar que seus celeiros de grãos e suas casas estavam sofrendo ataques ferozes de ratos. A população de ratos na ilha crescia assustadoramente, porque faltava, agora, na ilha, seu predador natural, o gato. 
     Novamente, as cabeças pensantes se reuniram e decidiram que a solução seria colocar em toda a ilha iscas para os ratos. Aí, alguém de bom senso se levantou e pediu a palavra: Alto lá! Se fizermos isso não saberemos as conseqüências, poderemos estar envolvendo outros animais, inclusive porcos, galinhas etc. e com isso, nós mesmos sofreremos na pele. Todos concordaram e a idéia morreu. Que fazer então? Brilhante conclusão: vamos importar gatos! E como importaram! Navios vinham apinhados de bichanos e a ilha, finalmente, readquiriu sua população "gatal". Não demorou muito, a população de ratos começou a não incomodar. 
     Passado um ano, começou-se a notar um outro fenômeno diferente: as choupanas dos habitantes, feitas de madeira e palha, começavam a desabar. Fácil ver, era cupim que não acabava mais. Por que tanto cupim? Indagavam-se os habitantes da ilha. Alguém, brilhantemente, concluiu: falta o seu predador natural, o lagarto. 
     Conclusão: começaram a importar lagartos em larga escala. 
    Moral da estória: o ciclo natural pode ser quebrado pelo homem, mas a Natureza dá o troco. 
CONSCIÊNCIA AMBIENTAL 
Texto da Equipe de Educação Ambiental - FAEMA 
     A consciência ambiental é indispensável para a sobrevivência nos dias atuais. A qualidade de vida de nossa sociedade está diretamente ligada às condições ambientais de nosso habitat. Para que possamos garantir esta qualidade de vida em todos os seus aspectos, selecionamos 10 dicas para que cada cidadão possa engajar-se na luta para salvarmos nosso planeta: 
1 – A população da Terra está aumentando mais do que a natureza pode sustentar. Para que um colapso demográfico não aconteça, o planejamento familiar é indispensável; 
2 – Colabore em casa, na vizinhança, na escola. Participe de campanhas na comunidade e difunda suas idéias; 
3 – Filie-se a uma ONG local e ajude na luta em defesa ao meio ambiente, participe das reuniões do Conselho de Meio Ambiente de seu Município, de audiências públicas e eventos sobre a área ambiental; 
4 – Acompanhe sempre as notícias sobre meio ambiente, mantenha-se atualizado; 
5 – Escreva para jornais, revistas, rádio e internet sobre temas ambientais. Ajude a preparar as novas gerações a respeito dos princípios ecológicos, só assim teremos a garantia de um mundo mais equilibrado; 
6 – Jogue lixo no lixo, não jogue em rios, ruas ou em qualquer outro lugar; 
7 – Seja coerente, utilize apenas produtos que não agridem o meio ambiente; 
8 – Evite produtos transgênicos ou outros que não respeitam o meio ambiente; 
9 – Acompanhe o trabalho de políticos. Cobre as propostas de seu candidato e denuncie quando ele não as cumprir; 
10 – Reveja seu estilo de vida. Pense em um padrão condizente com um mundo sustentável. 

     Agora veja o vídeo sobre Desenvolvimento Sustentável:




Trabalho de Ciências  
     Após ler os textos "História Ecológica" e "Consciência Ambiental" e ver o vídeo "Desenvolvimento Sustentável", responda as questões a seguir:
1. O que é consciência ambiental? 
2. Que notícias atuais sobre meio ambiente você ouviu falar? Fale sobre uma delas? 
3. Onde você coloca o lixo na escola, em casa, na rua? Você acha certo colocá-lo em qualquer lugar? Por quê? 
4. Que atitudes você e seus colegas podem fazer para melhorar a escola e a cidade em que vivemos? 
5. Qual a relação entre a história , o texto e o vídeo?
6. Comente no blog o que achou do trabalho.

OBS: Entregar as respostas das questões dia 06/05/2013. Pontualidade na entrega é importante! Colocar seus dados de identificação numa capa. Cuidar o capricho na apresentação do trabalho (folha dobrada, suja, rasurada, cortada, com os fiapos do caderno perderão pontos na nota final). 

7º ANO - TRABALHO: Prevenção de doenças e vacinação


Prevenção de Doenças e Vacinação



     Para evitar as doenças contagiosas é preciso manter uma alimentação equilibrada, não nos esquecendo das frutas, verduras, legumes, cereais, carnes e ovos frescos. Algumas pessoas têm o hábito de não comer bem, ficando mais expostas a doenças.

     As doenças mais comuns e que possuem vacinas próprias são catapora, caxumba, rubéola, sarampo, tétano, tuberculose e poliomielite (ou paralisia infantil). 

     Deixar de levar um filho para tomar as vacinas não é uma boa atitude dos pais, já que muitas doenças sérias podem ser prevenidas por meio desse simples procedimento. 

      Uma pessoa saudável deve evitar contato com pessoas com doenças transmissíveis, pois se o seu corpo não estiver bem protegido, ela poderá adoecer. Além disso, é sempre bom lavar as mãos com frequência. 

     É bom lembrar que animais também transmitem doenças e, portanto, não se deve beijar seu pelo ou focinho e nem deixar lamberem seu rosto e boca. 
     Uma doença bem comum nos dias de hoje, que é transmitida por um inseto, é a dengue. Ela é causada por um vírus, e é transmitida por uma espécie de mosquito, cujo nome é Aedes aegypti. Ele aparece no período de chuva, e põe ovos em locais que contêm água limpa e parada. O mosquito contaminado com o vírus pode picar várias pessoas, transmitindo a doença. 
      Por isso é importante eliminar todo tipo de objeto que acumula água das chuvas, como vasos de plantas, latas, tampinhas de refrigerantes, garrafas PET, pneus velhos, bacias, baldes, etc., a fim de evitar que esse inseto se reproduza ainda mais, aumentando as chances das pessoas adquirirem essa doença. 

     Quando nasce um bebê, ainda na maternidade, é feito um cartão que fornece as épocas corretas para se tomar as vacinas e que possui espaço reservado para que o médico acompanhe o desenvolvimento da criança, anotando informações como peso, altura, as vacinas que já tomou, e as datas das consultas. 
     Ao todo, são nove tipos de vacinas obrigatórias, aplicadas em doses e reforços que variam de acordo com a idade. Como são muitas, e extremamente importantes, é necessário que o esquema de vacinação de cada criança seja bem acompanhado por um ou mais profissionais da saúde. 
     Ao nascer, as primeiras vacinas que um bebê toma é a BCG, contra a tuberculose, e a vacina contra a hepatite B. A primeira vem em apenas uma dose e deve ser feita antes de a criança completar um mês. A primeira dose da vacina contra hepatite B deve ser tomada ao nascer; a segunda, com um mês de idade; e a terceira, com seis. 
     Aos dois meses de idade o bebê deve tomar a primeira dose das seguintes vacinas: 

- Tetravalente (DPT+Hib); 

- Vacina oral poliomielite (VOP); 

- Vacina oral de rotavírus humano (VORH); 

- Vacina pneumocócica 10 (conjugada). 
     Aos três meses, deve ser dada a vacina meningocócica C (conjugada). 
     A primeira dose da vacina que previne a febre amarela deve ser aplicada quando a criança tiver completado nove meses de vida. 
     Essa doença é causada pela picada de mosquito Aedes aegypti: o mesmo que causa a dengue. 
     No primeiro ano de vida, a criança, ainda, receberá a primeira dose da tríplice viral (SCR). 
Como as vacinas agem? 
     Ao ser infectado por um antígeno (substâncias ou microorganismos invasores), o sistema imunitário do organismo desencadeia o processo chamado de resposta imunitária, que, entre outros mecanismos, resulta na produção de anticorpos, uma proteína que neutraliza o antígeno. 
     Também são produzidas as células de memória que recebem esse nome, pois são capazes de memorizar qual foi o anticorpo utilizado no combate ao invasor. Desta forma, da próxima vez que o organismo for infectado pelo mesmo antígeno, a resposta imunitária será muito mais rápida. 
     Através das vacinas são injetados antígenos mortos ou inativos que estimulam a produção de anticorpos e de células de memória. Assim, o organismo se torna imune à doença sem tê-la contraído. Existem vacinas tanto para doenças causadas por bactérias, como a tuberculose e a cólera, quanto vacinas para doenças provocadas por vírus como a hepatite e a gripe. 


Fontes:

Trabalho de Ciências  
     Após ler o texto Prevenção de doenças e vacinação, responda as questões a seguir:
1. Que cuidados devemos ter para evitar doenças?
2. Que doenças são citadas no texto? Quais são causadas por vírus e quais são causadas por bactérias?
3. Descubra com seus pais quais doenças você já teve? Olhe sua carteira de vacinação e diga se você tomou todas as vacinas.
4. Você acha importante evitar as doenças contagiosas e tomar as vacinas corretamente? Por quê?
5. Qual é a doença comum nas pessoas que necessita de vacinação anualmente? Por que isso acontece?
6. Comente no blog o que achou do trabalho.

OBS: Entregar as respostas das questões dia 06/05/2013. Pontualidade na entrega é importante! Colocar seus dados de identificação numa capa. Cuidar o capricho na apresentação do trabalho (folha dobrada, suja, rasurada, cortada, com os fiapos do caderno perderão pontos na nota final).