Queridos Alunos ...
Vamos aprender Ciências?
é um blog que serve de auxílio para as aulas de Ciências da Escola Heloisa Louzada.
É uma tentativa de deixar as nossas aulas mais interessantes e interativas e permite a vocês (alunos dessa escola) ter uma fonte de consulta para aprofundar seus conhecimentos em ciências e aprender que a ciência pode ser divertida e interessante ...
Bom ano de estudo a todos!
Profª Carla Inácio de Oliveira

quinta-feira, 14 de março de 2013

6º ANO - Ecologia e Biosfera

     A Ecologia é a parte da ciência responsável pelo estudo das relações dos seres vivos entre si e com o ambiente em que vivem (componentes não vivos).
     Ecossistema é o local em que os seres vivos e os componentes não vivos interagem entre si. Esses locais podem ser bem pequenos, como um aquário com peixes e outros seres vivos; ou maiores, como uma floresta ou mesmo o oceano. 
     O maior ecossistema de nosso planeta é a biosfera, que é a região da Terra onde encontramos vida.
     A biosfera é o lugar onde acontece a vida.
     Em qualquer parte da biosfera há um ciclo de vida que comanda todos os seres vivos que dela fazem parte. Esse ciclo consiste no nascimento, desenvolvimento, multiplicação, morte e decomposição de todos os animais, plantas e microrganismos que estão na biosfera.
Luz e calor do Sol e a água são imprescindíveis para que ocorra a vida na Terra
     A biosfera é formada por vários ecossistemas, que são constituídos por fatores bióticos (plantas, animais, microrganismos) e abióticos (água, luz, solo, gelo, vento). Existem dois tipos de ecossistemas: o terrestre e o aquático.
Existem dois tipos de ecossistemas: o terrestre e o aquático
     Os seres vivos estão distribuídos pelos ecossistemas de acordo com seu clima, pois este interfere muito na quantidade e variedade de alimentos e oferta de água.
     Nas regiões polares, onde a água forma grossas camadas de gelo durante o ano todo, e o clima é muito frio, portanto poucas espécies de seres vivos conseguem sobreviver.
     Nas regiões tropicais, onde o clima é mais quente e úmido, e a oferta de água e alimentos é bem maior, encontramos uma imensa variedade e abundância de plantas e animais. As maiores florestas do mundo, inclusive a floresta Amazônica, são encontradas nessas regiões.
     Entre essas duas regiões, temos outra que chamamos de região temperada. Nessas regiões neva no inverno, e há florestas com vários tipos de animais e árvores.
Nas ilustrações podemos observar regiões polares, regiões tropicais e regiões temperadas
     A quantidade de energia solar e de água interfere muito no tipo de clima de determinada região. Por causa da posição da Terra, e dos movimentos que ela faz, o Sol aquece as regiões de maneiras diferentes, proporcionando zonas climáticas distintas nas diversas regiões do planeta.
      Ecossistemas Brasileiros

  •  Floresta Amazônica




  •  Mata Atlântica

 
 

  • Cerrado


  • Caatinga


  • Pantanal


  • Restingas e Manguezais


  • Campos






quarta-feira, 13 de março de 2013

7º ANO - Classificação dos Seres Vivos

     O ramo da Biologia que trata da descrição, nomenclatura e classificação dos seres vivos denomina-se sistemática ou taxonomia.     Atualmente, os sistemas de classificação consideram um conjunto de caracteres relevantes, os quais permitem verificar as relações de parentesco evolutivo e estabelecer a filogenia dos diferentes grupos, ou seja, estabelecer as principais linhas de evolução desses grupos. São conhecidas por sistemas naturais, pois ordenam naturalmente os organismos, visando o estabelecimento das relações de parentesco evolutivo entre eles.
     Espécie é um conjunto de organismos semelhantes entre si, capazes de se cruzar e gerar descendentes férteis.
Reinos
     É o grupo mais abrangente da classificação dos seres vivos. Grande parte dos pesquisadores aceitam, atualmente, cinco reinos:
Monera - Seres unicelulares (formados por uma única célula), procariontes (células sem núcleo organizado, o tipo mais simples de célula existente). São as bactérias e as algas cianofíceas ou cianobactérias (algas azuis), antes consideradas vegetais primitivos.
 
Protista - Seres unicelulares eucariontes (que possuem núcleo individualizado) Apresentam características de vegetal e animal. Representados por protozoários, como a ameba, o tripanossomo (causador do mal de Chagas) o plasmódio (agente da malária), a euglena.
Fungi - Seres eucariontes uni e pluricelulares. Já foram classificados como vegetais, mas sua membrana possui quitina, molécula típica dos insetos e que não se encontra entre as plantas. São heterótrofos (não produzem seu próprio alimento), por não possuírem clorofila. Têm como representantes as leveduras, o mofo e os cogumelos.
Plantae ou Metafita - São os vegetais, desde as algas verdes até as plantas superiores. Caracterizam-se por ter as células revestidas por uma membrana de celulose e por serem autótrofas (sintetizam seu próprio alimento pela fotossíntese). Existem cerca de 400 mil espécies de vegetais classificados.
Animalia ou Metazoa - São organismos multicelulares e heterótrofos (não produzem seu próprio alimento), pois são aclorofilados. Englobam desde as esponjas marinhas até o ser humano.
     Uma observação deve ser feita: os VÍRUS são seres que são classificados à parte, sendo considerados como seres sem reino. Isto acontece devido às características únicas que eles apresentam, como a ausência de organização celular, ausência de metabolismo próprio para obter energia, reproduz-se somente em organismo hospedeiro, entre outras. Mas eles possuem a faculdade de sofrer mutação, a fim de adaptar-se ao meio onde se encontram.

7ª SÉRIE - A Célula

     A célula é a menor parte dos seres vivos com forma e função definidas. Por essa razão, afirmamos que a célula é a unidade estrutural dos seres vivos.
     As células que formam o organismo da maioria dos seres vivos apresentam uma membrana envolvendo o seu núcleo, por isso, são chamadas de células eucariotas. A célula eucariota é constituída de membrana celular, citoplasma e núcleo

       A membrana plasmática 
     A membrana plasmática é uma película muito fina, delicada e elástica, que envolve o conteúdo da célula. Mais do que um simples envoltório, essa membrana tem participação marcante na vida celular, regulando a passagem e a troca de substancias entre a célula e o meio em que ela se encontra. 
     A membrana plasmática é formada por duas camadas de lipídios e por proteínas de formas diferentes entre as duas camadas de lipídios. 
     Dizemos que a membrana plasmática tem permeabilidade seletiva, isto é, capacidade de selecionar as substâncias que entram ou saem de acordo com as necessidades da célula.
     O citoplasma
     O citoplasma é, geralmente, a maior opção da célula. Compreende o material presente na região entre a membrana plasmática e o núcleo.
     Ele é constituído por um material semifluido, gelatinoso chamado hialoplasma. No hialoplasma ficam imersas as organelas celulares, estruturas que desempenham funções vitais diversas, como digestão, respiração, excreção e circulação. A substância mais abundante no hialoplasma é a água.
     Vamos estudar algumas das mais importantes organelas encontradas em nossas células: mitocôndrias, ribossomos, retículo endoplasmático, complexo de golgiensi, lisossomos e centríolos.
      Organelas Celulares
     Ribossomos - produção de proteínas
     Retículo endoplasmático - distribuição de substâncias
     Complexo golgiense - armazenamento das proteínas
     Lisossomos - digestão celular
     Centríolos - divisão celular
     O núcleo
     O núcleo é a maior estrutura da célula animal e abriga os cromossomos. Cada cromossomo contém vários genes, o material genético que comanda as atividades celulares. É o "centro vital" da célula.
     Envoltório nuclear - É a membrana que envolve o conteúdo do núcleo, ela é dotada de numerosos poros, que permitem a troca de substâncias entre o núcleo e o citoplasma.
     Nucleoplasma - É o material gelatinoso que preenche o espaço interno do núcleo.
     Nucléolo - Corpúsculo arredondado e não membranoso que se acha imerso na cariolinfa. Cada filamento contém inúmeros genes. 
     Cromossomos - Numa célula em divisão, os longos e finos filamentos de cromatina tornam-se mais curtos e mais grossos: passam, então, a ser chamados cromossomos.     Os cromossomos são responsáveis pela transmissão dos caracteres hereditários.


domingo, 10 de março de 2013

6º ANO - Nosso Planeta e seus ambientes

     Vamos observar a natureza e conhecer melhor o mundo em que vivemos...
   
      Devemos preservar o meio ambiente pois precisamos dele para viver!

     Vejamos alguns ambientes do Planeta Terra!
Oceano
                               
Deserto

Floresta

Geleira

Cidade




7º ANO - Seres Vivos

     Vamos conhecer as características dos seres vivos...
     ... e como ele organizam.
 
     Há uma grande variedade de seres vivos, vejamos alguns exemplos:

7ª SÉRIE - Células

Vamos conhecer as células e sua importância no corpo humano?
 Veja como funciona o nosso corpo...